Os combinados são excelentes
estratégias, bem como as habilidades de relacionamentos com pares e estímulos
socio-comportamentais, a sociologia inclusive diz que nós somos moldados pela sociedade,
e isto é um fato.
Somos ensinados a agir socialmente diante das formas padrão, e os teóricos destacam como habilidades a serem desenvolvidas o cumprimento, o elogio, oferecer ajuda, o socializar a partir do brincar em conjunto. Bem como as habilidades de autocontrole que possibilitarão a interação social, como o controlar humor, negociar, lidar com críticas, etc... Como também o desenvolvimento das habilidades acadêmicas, tão importantes no processo de desenvolvimento, segurança, sequência da aprendizagem, a partir da mediação do professor e do trabalho entre pares e em grupo, onde dúvidas serão esclarecidas, passos serão seguidos, a autonomia na aprendizagem será estimulada para que todos saibam trabalhar de forma independente etc);
Somos ensinados a agir socialmente diante das formas padrão, e os teóricos destacam como habilidades a serem desenvolvidas o cumprimento, o elogio, oferecer ajuda, o socializar a partir do brincar em conjunto. Bem como as habilidades de autocontrole que possibilitarão a interação social, como o controlar humor, negociar, lidar com críticas, etc... Como também o desenvolvimento das habilidades acadêmicas, tão importantes no processo de desenvolvimento, segurança, sequência da aprendizagem, a partir da mediação do professor e do trabalho entre pares e em grupo, onde dúvidas serão esclarecidas, passos serão seguidos, a autonomia na aprendizagem será estimulada para que todos saibam trabalhar de forma independente etc);
Também as habilidades de
ajustamento, para que os alunos (de forma geral e no caso do D.I., específica,
desenvolvam capacidade para seguir regras e instruções, usar tempo livre de
forma apropriada, atender a pedidos etc); as habilidades assertivas, que
tornarão a capacidade de interlocução mais frutífera, fazendo com que todos se
sintam seguros e confiantes à iniciar conversação, aceitar convites, responder
cumprimentos etc), entre outras.
Outras habilidades são destacadas por Del Prette e Del Prette (2006) como autocontrole, capacidade de expressão, controle e expressão emocional, empatia, civilidade, assertividade, capacidade de solucionar problemas, fazer amigos e ter habildades sociais acadêmicas como fundamentais.
Ao mesmo tempo atribui ao professor a missão de promover o alcance destas habilidades através da promoção de ações e mediação constante.
A idéia, e inclusive, várias
vezes é citado no módulo e em outros trabalhos científicos nesta área, é que
faça parte das ações dos gestores e coordenadores pedagógicos a formação do
professor e demais profissionais da equipe ( do porteiro à merendeira, do professor
ao atendente administrativo, do gestor ao coordenador), tenham momentos
formativos, inclusive diferenciados das atividades complementares, instituídos
de forma permanente no calendário escolar para aprendizagem, estudos,
discussões e desenvolvimento das melhores estratégias no sentido da inclusão
educacional. Uma
atividade interessante é inserir a ludicidade e as tecnologias ( Objetos de
aprendizagem ). Muitas vezes, um vídeo bem colocado, uma dinâmica e uma
abordagem bem estruturada rende bons resultados.





Nenhum comentário:
Postar um comentário